Trabalho que depende de nós

    Aquilo que você faz bem, pode fazer bem para alguém.

    Muito mais que um trocadilho, esse é um recado para cada cidadão pensar como se engajar no voluntariado em prol do desenvolvimento econômico e social no Brasil.

    A ideia do voluntariado foi levada aos atendidos no Projeto Jovem Cooper Ativo, do CAMP SBC Centro de Integração Social, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo com capacitação em auxiliar administrativo (jovem aprendiz) do Programa Passaporte do Futuro do Instituto Cooperforte, que demonstraram interesse em fazer algo para contribuir com outras pessoas e ao mesmo tempo adquirir conhecimento.

    "Eu resolvi fazer voluntariado porque sabia que aprenderia muito com a experiência e assim me prepararia um pouco melhor para o mercado de trabalho, e também sei o quanto ajudaria minha comunidade, e cada um contribuindo faremos deste lugar melhor para viver", afirmou a atendida Amanda Nathalia Rodrigues.

    Os voluntários Amanda Nathalia e Matheus Sousa, além dessa primeira ação, iniciaram o trabalho de organizar arquivos, atualização de cadastros, e encontraram muita satisfação em serem solidários.

    “Sempre tive o desejo de fazer voluntariado, mais especificamente fazendo a missão de rua, mas, nunca soube por onde começar, assim que surgiu a oportunidade na associação, eu decidi participar”, comentou o atendido Matheus Sousa Santos.

    O Projeto Jovem Cooper Ativo enfatiza a posição do voluntariado aos jovens com real intenção de despertá-los para essa ação de cidadania e entenderem a necessidade de participar fazendo a diferença na vida de alguém.

    “A inspiração vem do amor ao próximo, o desejo de poder contribuir com o crescimento das pessoas que naquele momento estão precisando de algo. A recompensa que você recebe quando se doa é maior do que daquele que recebe, é prazeroso poder contribuir, e ser útil”, afirmou a assistente social Neuza Pereira da Silva.

    Os cursos profissionalizantes da Associação Padre Léo Commissari contaram com 638 pessoas inscritas. Os voluntários perceberam a necessidade da colaboração e do aprendizado, além da importância de doarem o tempo livre e partilharem conhecimento com outras pessoas e ONGs.

    Ser Voluntário Não é ser Diferente, É Fazer a Diferença na Sociedade, este é o lema do projeto.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias