Qual é a Importância da Educação Financeira na vida das pessoas?

    Os voluntários do Instituto levam a Oficina de Educação Financeira aos atendidos em todo Brasil

    O Instituto Cooperforte tem o compromisso de levar a capacitação e a inclusão no mundo do trabalho para os atendidos de todos os projetos em que atua pois entende a responsabilidade que lhe é incubida quanto à transformação da vida de pessoas e entidades. E uma das fontes dessa transformação é a educação financeira.

    Por meio de sua oficina, Saúde Financeira Não Tem Preço, o Instituto leva, à maioria dos atendidos por seus projetos e públicos alvos das ações sociais do Instituto Cooperforte, experiência e treinamento de qualidade para proporcionar base onde o empreendedorismo e as ações futuras dos atendidos terão forte alicerce.

    Essa oficina, ministrada por voluntários, delegados e parceiros do Instituto que possuam competência para tal, apresenta os assuntos de forma dinâmica e acolhedora, proporcionando participação, tira dúvidas e aproximando a linguagem com seu público alvo. Nesse cenário, são abordados assuntos como uso consciente do crédito, boas práticas para a saúde financeira da família, maus hábitos que afetam o orçamento familiar, e orientação sobre como gastar o dinheiro de modo eficiente.

    Desperdício

    O desperdício também é abordado nas Oficinas de Saúde Financeira. A oficina foi concebida para abordar temas do cotidiano e que afetam diretamente o bolso das pessoas. Falar de desperdício de dinheiro também engloba abordar o desperdício dos recursos que temos em nossa própria casa. Afinal, além de pesar no bolso, desperdiçar prejudica o planeta. O uso excessivo de água, energia, embalagens e alimentos é prejudicial, seja financeiramente ou socialmente falando. Alimentos comprados além da necessidade, por exemplo, ao perder a validade, irão para o lixo, assim como o dinheiro usado na compra. O objetivo é utilizar o dinheiro de maneira consciente.

    Algumas práticas devem estar presentes na vida das famílias a fim de evitar esse desperdício. A água, por exemplo, pode ser uma grande fonte de despedício. Revisar de tempos em tempos válvulas, torneiras, chuveiros, descarga, mangueiras e tudo que possa provocar perda de água é importante. Banhos demorados e deixar a torneira aberta para se barbear ou escovar os dentes também são alguns dos vilões do desperdício dentro de casa. Além disso, evitar sujar o que não precisa ajuda a economizar água e produtos de limpeza.

    No contexto de economia dentro de casa, a energia elétrica pode ser grande aliada. Luzes acesas durante o dia ou em cômodos onde não há ninguém são um gasto sem necessidade. Além do mais, lâmpadas e eletrodomésticos antigos consomem muito mais eletricidade que os modernos. Estes possuem o selo verde Procel, que indica o nível de consumo de cada aparelho. No fim das contas a troca pode ser benéfica pois um eletrodoméstico mais eficiente, com um consumo consideravelmente inferior, retornará o investimento inicial em função da diminuição dos gastos.

    Por fim, pagar juros ou receber multas é o mesmo que rasgar dinheiro, e que fará falta para outras coisas. Organizar as contas para evitar atrasar pagamentos pode ajudar a sobrar dinheiro no final do mês.

    De modo geral, deve-se ter controle dos gastos para se evitar os desperdícios. Alguns itens são fundamentais dentro de um orçamento doméstico e ter previsibilidade do valor que se tem ou que se deve ter, ajuda nesse planejamento. Despesas e receitas mensais, que se mantêm todos os meses devem ser considerados, bem como o histórico para ajudar a prever novas despesas.

    Crédito

    Outro tema de vital importância para as Oficinas de Educação Financeira é referente ao uso consciente do crédito. Ao se pensar em crédito, deve-se levar em consideração o porquê desse uso, se há alternativas como gastar menos ou ganhar mais dinheiro. O uso do crédito, das prestações e de carnês deve ser restrito apenas à compra de bens necessários e indispensáveis para se manter a saúde financeira. Sendo assim, a oficina é um importante canal de orientação a fim de que a alternativa do crédito não se torne uma armadilha.

    Na compra de bens necessários e indispensáveis é importante procurar alternativas mais simples e baratas, porém sem abrir mão da qualidade. A qualidade vai afetar a durabilidade do produto, e um bem que não dure irá gerar mais custos do que benefícios.

    A respeito do uso de prestações e crediário, se for necessário utilizá-las, dar a maior entrada possível ajuda a negociar taxas de juros mais baixas. Deve-se evitar prazos longos e extenso número de prestações. Além disso, prazos menores são uma boa alternativa, mesmo que o valor da prestação não fique tão baixo. A sobreposição de prestações deve , porém, ser evitada.

    Se a decisão for realmente utilizar-se do crédito, deve-se ficar atento às taxas de juros e ao custo final, já que comparar o preço de diferentes lojas pode abrir margem para negociação. Além disso, guardar os comprovantes de pagamento, notas fiscais e termos de garantia é um hábito necessário e que ajuda a poupar e evita dores de cabeça futuras.

    Gastar mais do que se ganha, gastar por impulso ou gastar antes de receber. Esse é o nascimento de uma dívida. E para evitar tal situação, poupar e economizar sempre que puder ajuda a manter reservas financeiras. Imprevistos acontecem com todos, porém quem se previne e mantém uma pequena reserva em vez de endividar-se, pode recorrer a essa reserva e enfrentar o problema com mais facilidade, sem tornar o crédito em um vilão para sua saúde financeira.

    SAÚDE FINANCEIRA NÃO TEM PREÇO!

    Apresentação da Oficina de Saúde Financeira

    Então, de maneira bem resumida, algumas atitudes são essenciais para se evitar o endividamento e organizar o orçamento. É essencial saber quanto se tem a receber e quanto se tem para gastar. Assim sendo, a Oficina de Saúde Financeira é o caminho oferecido para que os atendidos pelo Instituto Cooperforte aprendam a ter o controle de sua vida financeira pessoal e profissional. É nisso que o Instituto Cooperforte acredita e essa é a forma que o Instituto busca instruir seus atendidos para o sucesso financeiro e pessoal de suas vidas.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias