O Instituto reitera seu compromisso com Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU

    Em 2015, o Brasil assinou um acordo entre as Nações Unidas que compreende um conjunto de ações em prol do Desenvolvimento Sustentável dos países membros. Esse acordo, chamado de Agenda 2030, é uma evolução da Rio+20 e o legado das Metas do Milênio da ONU. São metas audaciosas, que contam não somente com o comprometimento dos países membros, mas devem permear e ter participação da sociedade como um todo, nos âmbitos nacional, estadual e municipal de todos os países membros.

    Sendo assim, o Instituto Cooperforte, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público instituída pela Cooperativa de Instituições Financeiras Públicas Federais, já vinha atuando de forma consciente quanto à contribuição para a Sociedade, e assume publicamente seu comprometimento em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de sua missão como OSCIP.

    Mais do que apenas visualizar, é de responsabilidade das Organizações e Instituições contribuir de forma incisiva para que os objetivos sejam atingidos. Apesar de ambiciosos, são objetivos plenamente possíveis e o Instituto vem trabalhando cada vez mais para que todos os seus projetos, que já permeiam esses objetivos, cumpram e superem essas metas.

    O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS, são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2018. Essa Agenda é composta por 169 metas alinhadas a 17 objetivos, a serem atingidos até 2030. São eles:

    Os temas previstos dividem-se em quatro grandes esferas:

    - Relativo à esfera Social e às necessidades humanas, à melhoria da qualidade de vida e à justiça;
    - relativo à esfera econômica, tanto a respeito do esgotamento dos recursos naturais e consumo de energia, quanto à produção desenfreada de resíduos;
    - relativo à esfera Institucional, referente à capacidade de colocar os ODS em prática;
    - e relativo à esfera Ambiental, que engloba todas as medidas relacionadas à preservação do meio ambiente.

    Nesse sentido, o Instituto Cooperforte tem se esforçado para assegurar o cumprimento dos ODS em seus projetos, especialmente na prática de 3 desses objetivos, pois permeiam toda a sua atuação, sendo eles:

    - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
    - promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
    - e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

    Uma sociedade mais justa e igualitária, em sintonia com as questões sociais e humanitárias, têm o dever de tomar esses objetivos, não só por obrigação de um acordo, mas por questões éticas e equivalentes, como parte de sua missão, e é por isso que o Instituto Cooperforte tem orgulho de fazer parte e assegurar que seus projetos são sempre ponderados para levar o Desenvolvimento Sustentável como parte vital dos sua existência.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias