Instituto Comradio do Brasil visita o Instituto Cooperforte

    Recentemente dois integrantes da equipe do Instituto Comradio fizeram uma visita de cordialidade ao Instituto Cooperforte, Jessé Barbosa, diretor Executivo e Iraildon Mota, diretor administrativo.

    Durante a visita, foi nos apresentado o Canal do Cego, um projeto que visa criação do CANAL DO CEGO – uma frequência de rádio FM aberta destinada a audiodescrição de modo que seria possível ampliar o acesso das pessoas com alguma deficiência visual a produção cultural por meio de um receptor portátil de rádio.

    Esse tipo de radio atenderia cerca de 24 milhões de pessoas com alguma deficiência visual de acordo com o IBGE, este número pode ser maior ainda se puder acrescentar neste índice outros grupos que também poderiam se beneficiar deste serviço, como por exemplo, pessoas com dislexia, deficiência intelectual e idosos com baixa acuidade visual.

    “[...] Dentro do projeto foi desenvolvido um pequeno transmissor de FM com alcance médio de 200 metros, acoplado a um player com conectores adaptados aos projetores de cinemas. O equipamento batizado de UOC (iniciais do projeto) recebe o sinal do canal de audiodescrição do filme e transmite em uma frequência de rádio FM aberta para a sala de cinema. O cego pode ouvir a partir de qualquer receptor de rádio. Este processo elimina o equipamento tradicional utilizado para audiodescrição, cujo custo médio é de R$ 34.280 para 60 receptores com fone de ouvidos e 1 transmissor. Este valor considera apenas 20% das cadeiras de uma sala de cinema de 300 lugares. No entanto, o valor a ser investido para tornar possível a audiodescrição em uma sala de cinema que utilize o UOC é de mais ou menos R$ 700, que corresponde a apenas 1,5% do custo de um equipamento tradicional e possibilita que todos tenham acesso irrestrito ao recurso.” (Canal do Cego, 2015)

    Há também um vídeo com um pequeno resumo sobre este projeto.

    Para maiores informações, acesse o site e fique por dentro deste projeto! Apóie a cause e assine o abaixo assinado clicando aqui.

    Os atendidos do projeto “Um Olhar para Cidadania” realizado pelo Instituto Comradio em parceria com o Instituto Cooperforte e apoio do Instituto Oi tiveram sua formatura em agosto de 2015. Os formandos, todos com deficiência visual, se especializaram com Curso técnico em Rádio e TV, Eixo Cultural e Design para atuação no rádio e na internet.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias