Colação de grau marca encerramento do projeto Trilhando Novos Caminhos

    Por meio do projeto Trilhando Novos Caminhos, o Instituto Cooperforte, em parceria com a Inspetoria São João Bosco, trouxe nova perspectiva profissional para jovens da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. Depois de seis meses de capacitação, 37 estudantes de duas turmas do projeto participaram de uma solenidade de colação de grau. A cerimônia contou com a presença de familiares e marcou a nova fase frente ao mercado de trabalho. Com a capacitação, 23 dos 37 atendidos já foram contratados, e a Inspetoria assegurou o compromisso de acompanhar os jovens para atingir 100% de inserção.

    Durante o curso, os jovens desenvolveram competências relacionadas a rotinas administrativas, foram capacitados para utilizar ferramentas como Word e Excel e aprenderam sobre empreendedorismo digital. A capacitação também abordou marketing pessoal, competências comportamentais para o mundo do trabalho, preparação de currículo e técnicas de entrevista.

    Com o módulo de cidadania, os participantes do projeto também aprenderam sobre ética, meio ambiente, trabalho infantil, diversidade étnico-racial e de gênero, gravidez e educação financeira. “Investir na juventude é uma forma de transformar a realidade social do nosso país. Assim, o Instituto Cooperforte tem como princípio apoiar projetos que preparam jovens em situação de vulnerabilidade social para o mundo do trabalho, mas que também se preocupam com a formação do cidadão e sua atuação em sociedade”, explica o presidente da instituição, José Rogaciário dos Santos.

    Saiba mais – O projeto Trilhando Novos Caminhos nasceu da parceria entre o Instituto COOPERFORTE e a Inspetoria São João Bosco – uma associação de assistência social sem fins lucrativos da Família Salesiana, com forte na área educacional, com serviços de educação básica, ensino superior e outros projetos educativos.

    A finalidade do projeto é capacitar jovens do Distrito Federal, a partir do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais em áreas administrativas, para promover sua inserção no mercado de trabalho. Podem participar estudantes do ensino médio e egressos de escolas públicas, com idade entre 16 e 24 anos, prioritariamente membros de famílias com renda máxima de três salários mínimos.

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