×

    Aviso

    JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 614

    2014: Instituto apoiará 28 projetos para pessoas com deficiência

    "O emprego das pessoas com deficiência, no Brasil, está amparado pela Lei 8.213/91, também conhecida como lei de cotas.

    Essa lei obriga as empresas com 100 ou mais empregados a reservarem vagas para pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%, e acima de 1.001, de 5%. Apesar de a lei vigorar por mais de 20 anos, algumas empresas não a cumprem e têm como uma das justificativas a falta de mão de obra qualificada.

    Não é uma tarefa fácil avaliar a qualificação das pessoas para o trabalho, mesmo porque parte da qualificação de um empregado ocorre ao longo do exercício das atividades que realiza dentro da empresa. Além do treinamento que o trabalhador recebe no próprio local de trabalho, pode-se avaliar sua qualificação considerando seus anos de estudo ou o nível de educação formal.


    Dados do Censo 2010 nos mostram indicadores de escolarização e alfabetização, além do nível de educação alcançado por pessoas com e sem deficiência. A partir desses números, pode-se calcular a diferença, em pontos percentuais, entre os indicadores dos dois segmentos populacionais, denominada hiato. "

    Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/

    Esta realidade também faz parte do foco de trabalho do Instituto Cooperforte: empregabilidade de pessoas com deficiência.

    Por isso, o Instituto Cooperforte executa em 2014 vinte e oito projetos voltados à empregabilidade das pessoas portadoras de deficiência, todos eles oriundos da parceria realizada com a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência e Voluntariado do Banco do Brasil. Tais ações visam a qualificação profissional de 1.167 pessoas e inserção no mercado de trabalho.

    Abaixo é possível visualizar a lista destes projetos. E nós vamos falar sobre cada um deles, aqui no portal.

    Acompanhe com a gente essa experiência transformadora, afinal...

    ...Transformar vidas, é a nossa realidade!

    Projeto Localidade Objetivo
    Cidadão Eficiente  Fortaleza - CE  Qualificação de 48 pessoas com deficiência física, cognitiva, sensorial e autismo em rotinas administrativas visando a inserção no mercado de trabalho.
     

    Inclusão em Foco

     

    Belo Horizonte - MG

     Qualificação profissional de 20 pessoas com deficiência física, auditiva, visual e mental e em situação de vulnerabilidade social, visando fomentar grupos produtivos de corte e costura e  inserção dos capacitados no mercado de trabalho.
     Oficina de Qualificação Bauru - SP   Capacitação técnica de 50 pessoas com e sem deficiência, de baixa renda, objetivando a inserção no mercado de trabalho nas áreas de manutenção e configuração de computadores.
    Geração de Renda para Aprendiz com Deficiência  Ourinhos - SP  Preparar nas áreas de panificação e confeitaria, 32 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, desenvolvendo suas habilidades e conhecimentos profissionais a fim da colocação no mercado de trabalho e/ou fins de geração de renda.
     Centro de Convivência  Penápolis - SP  Capacitar profissionalmente 32 pessoas com deficiência intelectual e múltipla em costura e bordados diversos, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
     Revitalização das Oficinas de Lavanderia  Brasília - DF  Favorecer a formação básica para o trabalho e a inserção profissional de 32 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, por meio de oficinas profissionalizantes.
    Centro de Informática de Inclusão  Patos - PB  Capacitar 20 pessoas com deficiência intelectual e múltipla em informática, visando seu desenvolvimento e inserção no mercado de trabalho.
     Qualificar para Incluir  Vitória da Conquista - BA  Proporcionar qualificação profissional em culinária, serigrafia e corte e costura a 90 pessoas com deficiência intelectual e física e seus familiares visando a inclusão social e melhoria na qualidade de vida por meio do incremento na renda familiar.
     Arteterapia Desenvolvendo Habilidades  Ajuricaba - RS  Capacitação profissional de pessoas com deficiência mental e síndrome de down, por meio de oficinas de artesanato a fim de confeccionar produtos para comercialização.
     Juventude Integrada nas Diferenças  São Paulo - SP  Qualificação profissional a 25 cooperados com deficiência intelectual e sem deficiência em  funcionamento administrativo do sistema cooperativo visando a geração de trabalho e renda.
     Superação e Empregabilidade  São Paulo - SP  Formação profissional de 20 jovens com deficiência intelectual leve e moderada em rotinas administrativas e atendimento ao público objetivando a inserção no mercado de trabalho.
     Capacitare  Associação Niteroiense de Deficientes Físicos  Promover qualificação profissional em rotinas administrativas de 70 pessoas com deficiência física a fim de promover empregabilidade no mercado formal de trabalho.
    Educar para Gerar  Vitória - ES  Promover a autonomia de 40 pessoas com deficiência por meio de capacitação em auxiliar administrativo, promovendo sua inserção no mundo do trabalho.
     Brasília Tátil - Cultura Solidária  Brasília - DF Promover a inclusão econômica e social de 40 pessoas com deficiência visual, por meio da qualificação profissional em massoterapia com o fim de gerar renda aos participantes.
     AMDASGO Inclusiva  Goiânia - GO Qualificação profissional na área administrativa de 80 pessoas com deficiência auditiva, visando a inclusão no mercado de trabalho.
    Investimento Cidadão  Fortaleza - CE  Qualificação profissional em massoterapia de 15 pessoas com deficiência visual com o intuito de possibilitar o ingresso no mercado formal e informal, visando a geração de trabalho e renda.
     Educar para Mudar  


    Fortaleza - CE

     Qualificação social e profissional de 40 jovens com deficiência auditiva e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social e sem ocupação, visando a inclusão no mercado de trabalho
     Capacitar para Incluir  São Miguel dos Campos - AL  Qualificar profissionalmente 80 pessoas com deficiência do município para inseri-los no mercado de trabalho, por meio de parcerias firmadas, bem como acompanhar o processo de inserção e a contribuição que isto gerou no âmbito familiar.
     Um Olhar para a Cidadania  Teresina - PI  Qualificar 18 jovens com deficiência visual para atuar no rádio e na internet, na perspectiva de encontrar soluções concretas que favoreçam a inclusão social, ampliando o debate, a partir dos meios de comunicação, campanhas e eventos sobre a cidadania do cego em um mundo essencialmente visual, bem como a inserção no mercado de trabalho.
     Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência Visual  Recife - PE Qualificação profissional em informática e rotinas administrativas de 40 pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e sem ocupação, visando a inserção no mercado de trabalho.
     Superando Limites  Salvador - BA Qualificação social e profissional de 48 pessoas com deficiência intelectual e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social e sem ocupação, visando a inclusão no mercado de trabalho.
     Visão Cidadã  Santarém -PA   Qualificar 50 deficientes visuais áreas de informática e rotinas administrativas para ingresso no mercado de trabalho.
     Ampliando a Formação e Inserção de Degravadores no mercado de trabalho  Porto Alegre - RS  Qualificar profissionalmente 18 pessoas com deficiência visual, na área da degravação, desenvolvendo competências indispensáveis para o exercício dessa atividade profissional, favorecendo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
     Escola da Cidadania e dos Saberes  Xanxerê - SC  Promover a qualificação de 40 pessoas em gestão empresarial, visando a geração de emprego e renda.
     Doce Inclusão  Campos Novos - SC  Capacitação profissional de 30 pessoas com deficiência intelectual em panificação e confeitaria objetivando a inserção no mercado de trabalho.
     Gastronomia Inclusiva  São José - SC  Incluir no mercado de trabalho, 32 pessoas com deficiências, capacitadas e habilitadas a trabalhar no ramo alimentício
     Superação com Foco na Inclusão Digital  Curitiba - PR  Geração de trabalho e renda para 40 pessoas com e sem deficiência da comunidade, através do ensino de Gestão Empresarial Informática Básica e Avançada, e Noções de Cidadania.

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias