Na última quarta feira, dia 01/07/2015, ocorreu o encerramento do projeto Brasília Tátil da ABDV (Associação Brasiliense de Deficientes Visuais), um projeto com financiamento do Instituto Cooperforte e apoio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, local onde ocorreu o encerramento.

O projeto apresentou uma capacitação e formação diferenciada, onde a ABDV buscou garantir além da profissionalização, autonomia e protagonismo. As capacitações foram na área de informática e massoterapia. Aulas de noções de gestão, música, cooperativismo e educação financeira também integraram as disciplinas do curso.

A metodologia e os materiais didáticos foram adequados as necessidades do público com deficiência visual. Na equipe, teve a presença de dois professores cegos, Milton Peres ministrando as aulas de Informática, e Clodomir Moraes, primeiro cego a se formar em fisioterapia no Brasil, ministrando as aulas de massagem e/ou massoterapia.


A Associação, desde o início do projeto se preocupou com a geração de renda dos atendidos. Para tanto, um processo de articulação com as empresas locais foi imediatamente iniciado, sendo apoiado por todo um trabalho de assessoria de imprensa. A ABDV, por meio dos atendidos, hoje diplomados, oferece um serviço especializado e diferenciado de massagem Expressa, para Empresas e Eventos.

A Massagem Expressa é uma forma rápida e eficiente de aliviar as tensões, dores musculares e atenuar o estresse do dia a dia. Por isso, muitas pessoas buscam esse serviço em clínicas e spa’s urbanos. A Associação tem um estande na Feira da Torre de Brasília que oferece um espaço para aqueles atendidos que queiram colocar em prática o conhecimento adquirido.

encerramento do projeto brasilia 02

Das aulas de música, que tinha o objetivo de integrar os participantes, acabou surgindo um grupo chamado Nó Cego, uma roda de samba formada por cegos e pessoas com baixa visão.

Confira o vídeo da apresentação do grupo no dia da formatura clicando aqui.

encerramento do projeto brasilia 03

E se você estiver precisando:

- aliviar as tensões, as dores musculares e atenuar o estresse do dia à dia,

- promover a inclusão laboral de pessoas com deficiência e;

- aumentar a produtividade dos funcionários da empresa.

Entre em contato com a ABDV pelo telefone (61) 3322-9718 ou de uma passadinha na Torre de TV.

Acesse também a página do Facebook do Brasília Tátil, clique aqui.