Só em Brasília, mais de 2 mil e quinhentas pessoas estão em situações precárias e são moradores de rua. O único abrigo público de todo o Distrito Federal atende cerca de 600 pessoas por dia. Os dados do Jornal de Brasília mostram que muita gente necessita de ajuda, principalmente na época de frio e chuva, que acontece nos meses de novembro a janeiro. Dessa forma, nasceu a Campanha do Agasalho, com o objetivo de ajudar a quem mais precisa.

A Campanha da Boação, campanha de arrecadação de agasalhos encabeçada pelos institutos Cooperforte, Bancorbrás e Sabin, rendeu bons frutos no ano de 2018. A arrecadação, que é realizada anualmente há 8 anos, teve início no dia 23 de abril e se estendeu até o dia 25 de maio.

Nesse ano, a campanha arrecadou mais de duas toneladas de donativos, entre cobertores, mantas, casacos e roupas em geral. O destino do material arrecadado são entidades cadastradas pelos institutos, beneficiando creches, asilos, abrigos e mais de 25 instituições em todas as regiões do país.

Em Brasília, os voluntários e parceiros da campanha entregaram parte dos donativos no abrigo esperança, que atende cerca de 50 pessoas com múltiplas deficiências. A instituição fica localizada em Ceilândia/DF e tem mais de 40 anos de atuação.

Apesar de finalizada a campanha, as doações podem ser feitas durante todo o ano. É por meio de iniciativas como essa que surgem oportunidades de ajudar ao próximo.