O Banco Central do Brasil promoveu, de 14 a 20 de maio, em Brasília, a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem por objetivo fomentar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), por meio da promoção de diversas ações educacionais. Essa é uma atividade dirigida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social e de melhoria da vida do cidadão. Além disso, promove estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.

O Instituto Cooperforte preocupado com a educação financeira dos atendidos dos projetos, promove oficina com esse foco a fim de contribuir com o equilíbrio financeiro dos seus atendidos e da comunidade em geral, objetivando a consciência financeira quanto ao consumo e as receitas de sua própria vida de forma adequada. O Instituto pauta suas oficinas por meio de uma metodologia construtivista, criando o conceito dessa consciência financeira.

Entendendo a importância da temática, o Instituto Cooperforte, pelo segundo ano consecutivo, participa e incentiva a 5ª Semana ENEF junto ao Banco Central, oferecendo oficinas e palestras gratuitas à comunidades de todo Brasil. Além disso, históricos e acompanhamento das oficinas de Educação Financeira já desenvolvidas comprovam a transformação na vida desses atendidos. Durante essa semana, o Instituto ofereceu Oficinas em Brasília (DF), Ceilândia (DF), Sorocaba (SP), Diadema (SP), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).

No dia 15 de maio o assessor do Presidente do Instituto Cooperforte, Marlon Barbosa, concedeu uma entrevista à Rede Globo destacando a importância do programa de Educação Financeira, em suas palavras: “o segredo para ter um equilíbrio financeiro é entender que educação financeira faz parte da vida das pessoas, é entender as finanças como um sistema de forma que você pode sim ter sonhos, pode sim se utilizar de crédito , pode fazer operações financeiras consciente de forma adequada utilizando os recursos que você tem para o desenvolvimento de sua família. Nosso programa de educação financeira chama-se Saúde Financeira não tem preço porque realmente uma pessoa com a vida financeira desequilibrada não tem uma saúde adequada."




Confira a agenda de onde ocorreu as oficinas de Educação Financeira

Todas as oficinas foram gratuitas e abertas ao público, porém teve um limite de 25 pessoas. Caso esse número fosse extrapolado, elas seriam convertidas em palestra para que os temas abordados pudessem atender a toda a comunidade.

As oficinas promovidas pelo Instituto Cooperforte aconteceram nos seguintes locais:

14/05
Associação Beneficente Antônio José Guarda- AJG. SOROCABA – SP
Horário: de 08:30 às 10:30

15/05
Instituto Servir. FORTALEZA – CE
Horário: de 08:30 às 12:00

Centro Social Luterano Cantinho do Girassol. CEILANDIA – DF
Horário: de 13:00 às 17:00

16/05
Inspetoria São João Bosco. BRASILIA – DF
Horário: de 08:30 às 12:00

Instituto Enéas Tognini. BARUERI - SP
Horário: de 08:30 às 12:00

Inspetoria São João Bosco. BRASILIA – DF
Horário: de 13:00 às 17:00

17/05
Instituto Servir. MACEIO – AL
Horário: de 13:30 às 18:00

Demais oficinas sobre educação financeira promovidas por outras instituições puderam ser acompanhadas pelo sítio: http://www.semanaenef.gov.br/agenda/