OBJETIVOS

Em 2015, o Brasil assinou um acordo entre as Nações Unidas que compreende um conjunto de ações em prol do Desenvolvimento Sustentável dos países. Esse acordo, chamado de Agenda 2030, é uma evolução da Rio+20 e o legado das Metas do Milênio da ONU. São metas audaciosas, que contam não somente com o comprometimento dos países, mas devem permear e ter participação da sociedade como um todo, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Sendo assim, o Instituto Cooperforte, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público instituída pela Cooperativa de Instituições Financeiras Públicas Federais, Cooperforte, já vinha atuando de forma consciente quanto à contribuição para a Sociedade, e assume publicamente seu comprometimento em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de sua missão como OSCIP.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS, são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2018. Essa Agenda é composta por 169 metas alinhadas a 17 objetivos, a serem atingidos até 2030. São eles:

ODS


Os temas previstos dividem-se em quatro grandes esferas:

- Relativo à esfera Social e às necessidades humanas, à melhoria da qualidade de vida e à justiça;
- relativo à esfera econômica, tanto a respeito do esgotamento dos recursos naturais e consumo de energia, quanto à produção desenfreada de resíduos;
- relativo à esfera Institucional, referente à capacidade de colocar os ODS em prática;
- e relativo à esfera Ambiental, que engloba todas as medidas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, o Instituto Cooperforte tem se esforçado para assegurar o cumprimento dos ODS em seus projetos, especialmente na prática de 3 desses objetivos, pois permeiam toda a sua atuação, sendo eles:

- Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
- Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
- Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Uma sociedade mais justa e igualitária, em sintonia com as questões sociais e humanitárias, têm o dever de tomar esses objetivos, não só por obrigação de um acordo, mas por questões éticas e equivalentes, como parte de sua missão, e é por isso que o Instituto Cooperforte tem orgulho de fazer parte e assegurar que seus projetos são sempre ponderados para levar o Desenvolvimento Sustentável como parte vital de sua existência.

Para saber mais sobre os ODS e a agenda 2030, acesse: http://www.agenda2030.com.br/