passaporte solidarioUma iniciativa que estimula a identificação e trajetória dos ativos locais, considerando as potencialidades voações, oportunidades, vantagens comparativas e competitivas de cada região de acordo com sua cultura.

É um processo de "empoderamento" social dessa população.

IMPORTÂNCIA DO PASSAPORTE SOLIDÁRIO

Promover o desenvolvimento de localidades e de suas comunidades é o desejo de muitos atores sociais e, esse desejo, tem sido fruto de inúmeras iniciativas governamentais, privadas e da sociedade civil organizada nos últimos anos.

Em função desses esforços, várias tecnologias sociais foram criadas para estimular o desenvolvimento local. Algumas dessas tecnologias tiveram como foco o desenvolvimento econômico ou o desenvolvimento humano, outras, as questões ambientais. Algumas dessas tecnologias, mais abrangentes e inovadoras, vêm atuando na promoção do desenvolvimento humano e social, estimulando a mobilização de recursos das comunidades, em parceria com atores da sociedade civil, de governos e empresas, em todos os níveis.

Muitas dessas tecnologias realizam diagnósticos da situação de cada localidade, identificam potencialidades e vocações locais, elaboram planos integrados de desenvolvimento e auxiliam as comunidades a transformar esses planos em ações concretas. O propósito final é melhorar simultaneamente as condições de vida das pessoas e de convivência social.

O Instituto Cooperforte, ator que se preocupa com a temática do desenvolvimento local e que vem acompanhando os resultados dessas iniciativas no Brasil e em outros países, compreende que é também seu papel ser um apoiador de localidades que estão vivenciado um processo de desenvolvimento local e que necessitam de novas parcerias para avançar na conquista de outros patamares de desenvolvimento humano e social. Para tanto, criou o Programa Passaporte Solidário como forma de promover e apoiar ações já definidas por essas comunidades, que tenham por base as vocações e potencialidades locais e que possam atingir diretamente um maior número de pessoas ou líderes da comunidade.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Estimular e apoiar ações que ajudem a alavancar o processo de desenvolvimento da comunidade atendida, levando em consideração as vocações e potencialidades locais.

Objetivos específicos
a) Fomentar a cooperação e o empreendedorismo na localidade.
b) Capacitar os atores locais para desenvolverem coletivamente as ações de desenvolvimento local.
c) Envolver os diversos setores da sociedade - Estado, iniciativa privada e setores organizados da sociedade civil.
d) Estimular a construção de redes de apoio às ações e outras iniciativas empreendidas a partir do projeto.

PÚBLICO ATENDIDO

Comunidades ou grupos que vivenciaram, estão envolvidos ou em vias de iniciar um processo de desenvolvimento local.

DURAÇÃO

Os projetos devem ter a duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, tempo necessário para o cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos.

METODOLOGIA DO PROGRAMA

As ações do Programa Passaporte Solidário são desenvolvidas por meio de projetos conduzidos por uma entidade executora local e acompanhadas pelo Instituto Cooperforte. Nas localidades, os projetos são coordenados por um núcleo gestor e operados pela entidade executora.


ALGUMAS IMAGENS / VÍDEOS

Visualize aqui algumas imagens, vídeos e depoimentos sobre o programa Passaporte Solidário.

     

 

 

DEPOIMENTOS / HISTÓRIAS

Se você já participou de algum dos projetos do Instituto Cooperforte, conta pra gente!

Você pode dar seu Depoimento
O que você achou mais interessante ao participar do projeto?
BtnEnviarComentario

Ou, então, contar sua história
O projeto do Instituto Cooperforte ajudou a transformar, de alguma forma, sua vida? Conte-nos sua história.

Queremos divulgar as experiências dos participantes para muitas outras pessoas. Participe!

Veja Outros Programas

IconPassaportedoFuturoIconPassaportedaSuperacaoIconPassaportedaCooperacao

É Preciso Acreditar

Fazer uma doação para o Instituto Cooperforte significa contribuir para programas que efetivamente têm proporcionados resultados excelentes e transformado a vida de milhares de pessoas.

Pense Nisso

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

Bezerra de Menezes