logo passaporte superacaoA intenção é proporcionar às Pessoas com Deficiência a oportunidade de protagonizar a superação pessoal no mercado de trabalho.

Esse passaporte está voltado para os deficientes oriundos de regiões de menor renda.

 

IMPORTÂNCIA DO PASSAPORTE DA SUPERAÇÃO

O Instituto Cooperforte abriu as portas da inclusão social para Pessoas com Deficiência. Para tanto, criou o Programa Passaporte da SuperAÇÃO, que ajuda jovens e adultos, com e sem deficiências, a aprenderem em harmonia a superar as barreiras do preconceito e a descobrir que a diferença não quer dizer desigualdade.

O Programa tem como missão contribuir para a inclusão social de pessoas de menor renda, por meio de ações de resgate da cidadania, com ênfase na formação cidadã, profissional e geração de alternativas de trabalho e renda.

A preparação dessas pessoas tem como objetivos fomentar o protagonismo e o empreendedorismo, por meio da reflexão e do exercício de novos papéis e funções sociais para inserção no mundo do trabalho, como também, apoiar localidades ou grupos que vivenciam processos de desenvolvimento e necessitam de novas parcerias para avançar na conquista de outros patamares de desenvolvimento humano e social.

OBJETIVO GERAL

Promover a inserção de Pessoas com Deficiências no mundo do trabalho por meio da preparação para a participação cidadã e da formação profissional; estimular e apoiar ações que ajudem a alavancar o processo de desenvolvimento das comunidades atendidas, considerando as vocações e potencialidades locais ou dos grupos atendidos pelos projetos.

PÚBLICO ATENDIDO

São atendidos pelo Programa Passaporte da SuperAÇÃO, prioritariamente, Pessoas com Deficiência, oriundas de regiões e bairros de menor renda, que busquem apoio para Inserção no mundo do trabalho ou que façam parte de comunidades ou grupos que vivenciaram, estão envolvidos ou em vias de iniciar um processo de desenvolvimento local.

DURAÇÃO

Os projetos devem ter a duração máxima de até 18 (dezoito) meses, tempo necessário para o cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos.

METODOLOGIA

As ações do Programa Passaporte da SuperAÇÃO são desenvolvidas por meio de projetos sob a responsabilidade de uma Entidade Executora local e acompanhadas pelo Instituto Cooperforte. Nas localidades, os projetos são coordenados por um Núcleo Gestor e operados pela Entidade Executora.

Para atender ao objetivo geral, a metodologia do Programa foi organizada em duas dimensões – a dimensão “Inserção no mundo do trabalho” e a dimensão “Desenvolvimento local/regional”, com objetivos e metodologias de implementação diferenciadas.

Os projetos encaminhados ao Instituto devem se inserir em uma dessas dimensões, cumprindo as etapas de cada metodologia e buscando atender aos seus objetivos específicos.

 

ALGUMAS IMAGENS / VÍDEOS
Visualize aqui algumas imagens, vídeos e depoimentos sobre o programa Passaporte da Superação.

pipc img001 960x504  pipc img002 960x504  pipc org 003

 

DEPOIMENTOS / HISTÓRIAS

Se você já participou de algum dos projetos do Instituto Cooperforte, conta pra gente!

Você pode dar seu Depoimento
O que você achou mais interessante ao participar do projeto?
BtnEnviarComentario

Ou, então, contar sua história
O projeto do Instituto Cooperforte ajudou a transformar, de alguma forma, sua vida? Conte-nos sua história.

Queremos divulgar as experiências dos participantes para muitas outras pessoas. Participe!

 

Projetos Finalizados - Todos

costuras e acessorios estilizandocomarte 02 arte e comunicacao gastronomia e apoio oficina qualificacao juventude integrada nas diferencas AAPPBB curitiba

inclusaoprofissional 2 investimento cidadao educarparamudar 2

brasilia tatil2 um olhar surdo cidadao eficiente

 

Projetos Finalizados - Futuro

arte e comunicacao gastronomia e apoio

Projetos Finalizados - Superação

oficina qualificacao juventude integrada nas diferencas AAPPBB curitiba

inclusaoprofissional 2 investimento cidadao educarparamudar 2

brasilia tatil2 um olhar surdo cidadao eficiente

 

Projetos Finalizados - Solidário

costuras e acessorios estilizandocomarte 02



Veja Outros Programas

IconPassaportedoFuturoIconPassaportedaSuperacaoIconPassaportedaCooperacao

 

É Preciso Acreditar

Fazer uma doação para o Instituto Cooperforte significa contribuir para programas que efetivamente têm proporcionados resultados excelentes e transformado a vida de milhares de pessoas.

Pense Nisso

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

Bezerra de Menezes